Xilogravuras e Serigrafias

Xilogravuras e Serigrafias

Aqui você vai encontrar Xilogravuras e Serigrafias para enriquecer a decoração da sua casa. São gravuras autênticas, colecionáveis e assinadas a punho pelos autores, o que confere valor e personalidade para a sua decoração. Destaque para a obra impressionantemente brasileira de J. Borges, reconhecido internacionalmente pela sua vasta produção em Xilogravuras e Literatura de Cordel e considerado um dos maiores expoentes da cultura popular brasileira da atualidade. Dê personalidade para seu ambiente, decore com obras autênticas e surpreenda-se com o resultado.

Itens 97 para 120 do 154 total

por página
Página:
  1. 3
  2. 4
  3. 5
  4. 6
  5. 7

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 97 para 120 do 154 total

por página
Página:
  1. 3
  2. 4
  3. 5
  4. 6
  5. 7

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Xilogravuras e Serigrafias: obras de arte autênticas e com baixo custo para enriquecer a sua decoração

Decorar as paredes é tarefa das mais agradáveis. Além de termos diversas opções para escolher, como quadros, posters, painéis, adesivos, xilogravuras, serigrafias, entre outros, com poucos recursos podemos criar paredes decorativas que encantam todos os olhares. Neste conjunto, as xilogravuras e serigrafias se destacam. Isso porque são obras de arte autênticas, apresentam custo muito acessível e, no Brasil, temos diversos artistas se dedicando a esta forma de arte há décadas. Quem nunca ouviu falar de J. Borges e suas xilogravuras? Nelas, temos retratos criativos fiéis cultura popular brasileira em toda sua magnitude. Então não perca tempo, conheça melhor esta técnica incrível e encha suas paredes de cultura com as dicas que a Mirabile Decor & Design preparou para você.

 

1 – Sobre a técnica da gravura: gravura é toda produção artística impressa em papel, em tiragens limitadas ou ilimitadas, a partir da criação original do artista denominada matriz. Trata-se, portanto, de uma obra serial original e deve ser assinada a punho pelo autor. Pode ser dividida em cinco tipos principais, de acordo com o tipo de matriz utilizada: a xilogravura (matriz em madeira), a gravura em metal, a litogravura (matriz em pedra), a serigrafia (matriz em tecido) e o giclée (impressão digital de alta qualidade e durabilidade). Quando a tiragem é limitada, além da assinatura a punho do artista na obra, também deve constar o número do exemplar e a tiragem. Assim, por exemplo, se obra foi realizada em tiragem de 10 exemplares, deve constar, ao lado da assinatura a punho do artista, a notação 1/10 (que significa que este é o exemplar nº 1 de um total de 10 exemplares), 2/10 (para o 2º exemplar), 3/10 (para o 3º exemplar) e assim por diante até o 10º exemplar (10/10). A tiragem não pode ser repetida, o que garante que somente haverá 10 exemplares daquela obra. Desta forma, quanto menor for a tiragem, maior será o valor da obra. Assim sendo, a grande diferença entre a gravura e o pôster, é que a gravura é uma obra de arte original e autêntica, por isso é assinada pelo artista a punho, ao passo que o pôster é apenas uma cópia autorizada.


2 – Conheça J. Borges, um dos mestres da xilogravura no Brasil: J. Borges é um dos mestres do cordel, esta forma de arte popular tão peculiar da cultura brasileira. Começou a se enveredar pela literatura de cordel em 1964, quando escreveu seu primeiro folheto: O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, que foi xilogravada por Mestre Dila. Animado com o resultado, escreveu o segundo: O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, primeiro trabalho xilogravado por ele mesmo e que o introduziu a esta técnica. Desde então não parou mais e já ilustrou mais de 200 cordéis que lançou ao longo da vida. Hoje, suas xilogravuras, exemplares inconfundíveis da cultura popular brasileira, são vendidas a intelectuais, artistas e colecionadores de arte por todo o Brasil e no exterior. São Obras que resumem a cultura brasileira, com seus contos, seus frutos, suas lendas e histórias do Sertão. Como não se encantar com um trabalho tão expressivo. E você pode ter isso na sua casa com custo super acessível. Então não perca tempo, encha suas paredes de cultura com as xilogravuras de J. Borges. Sua decoração agradece.