Abajures

Nesta seção você vai encontrar abajures cheios de personalidade e com design incrível para incrementar a sua decoração. Destaque para as peças da Studio Mirabile, com base em madeira, haste em alumínio, linhas leves e equilibradas. Não perca tempo, fuja da mesmice e ilumine com personalidade. E não perca as dicas para decorar com abajures que preparamos para você no final desta página.

Itens 1 para 24 do 25 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 24 do 25 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente


Abajures: aconchego sem limites

Como deixar um ambiente aconchegante e moderno sem o uso de abajures? Praticamente impossível, não é mesmo? Sim, abajures são peças imprescindíveis para dar aquele toque aconchegante ao ambiente, isso porque sua função básica é iluminar parcialmente o ambiente. Ao contrário da iluminação direta, os abajures deixam passar apenas parte da luz emitida pela lâmpada, fazendo com que o ambiente fique mais leve e acolhedor. Sem falar que, dependendo do design das cúpulas, pode ser um item de destaque e harmonização do ambiente. Então, antes de comprar abajures online, siga estas dicas especiais que preparamos para você decorar com abajures.

 

Dicas para decorar com abajures:

1 - Conforto é tudo: lembre-se que, embora os abajures sejam excelentes adornos estéticos, sua função primária é gerar conforto e aconchego para o seu ambiente, seja o quarto, a sala ou qualquer outro decorado. Por isso, entre um abajur bonito e outro aconchegante, fique com o aconchegante. Mas se tiver um abajur bonito e aconchegante ao mesmo tempo, ótimo, é disso que seu ambiente decorado precisa.

 

2 – Abajur não é lâmpada... nem pendente: lembre-se que a função primária do abajur é iluminar parcialmente o ambiente, gerando conforto e aquele ar misterioso para o decorado. Ele não tem a função de iluminar diretamente o ambiente, como é o caso dos pendentes e lâmpadas em geral. Por isso, na hora de decorar, saiba diferenciar estas duas funções básicas e dê a devida atenção a cada uma delas. Se você apostar apenas no abajur como função de iluminação primária, sua casa vai ficar mal iluminada. Por outro lado, se colocar apenas iluminação convencional, seu ambiente vai ficar menos aconchegante e sofisticado.

 

3 - Abajures x luminárias, quem manda na iluminação? A grande diferença entre abajures e luminárias é que as luminárias têm a função de iluminação direcionada, ou seja, é possível controlar a luz e direcioná-la para onde você mais precisa. Por isso, luminárias são mais usadas para mesas de leitura e normalmente apresentam articulações e controles. Já os abajures têm uma função de ambientação, reduzindo efeito da luz direta para gerar conforto ao ambiente, não sendo muito usado para mesas de leitura ou quando se pretende direcionar a iluminação para pontos específicos. Por isso, tanto luminárias quanto abajures são cruciais para a decoração e o bem estar no seu lar, faça bom uso de ambos.

 

4 - Abajures diferentes, resultados diferentes: há diversos tipos de abajur no mercado, com diferentes tamanhos, opacidades, formatos e cúpulas. É importante saber que, a depender destas diferenças, o resultado obtido com o abajur pode variar muito. Portanto, siga estas dicas na hora de comprar o seu abajur:

Tamanho: atente-se para a proporção entre o seu abajur e o móvel em que ele será acomodado. Desproporção de tamanho entre móvel e abajur (altura e tamanho da cúpula) gera tensão e desarmonia ao ambiente.

Opacidade: dependendo da cor e do material das cúpulas, o efeito da iluminação do abajur pode ser mais ou menos intenso. Portanto, se você pretende iluminar o ambiente mais intensamente, como é mais comum em salas de estar, escolha cúpulas menos opacas e com cores leves, como o branco e o bege, pois elas deixam passar mais a luz, deixando o ambiente mais iluminado. Por outro lado, se quer deixar espaço mais aconchegante e misterioso, como é comum nos quartos, escolha cúpulas mais opacas e com cores intensas, como o vermelho e o azul. O ambiente vai ficar menos iluminado e mais misterioso.

Formatos: formatos diferentes também geram efeitos diferentes. Como regra geral, use formatos tradicionais (cúpula redonda, reta e crua) para ambientes mais conservadores e clássicos e formatos mais ousados (cúpulas com formas menos tradicionais, estampadas e com cores intensas) para ambientes mais contemporâneos.

 

5 - Use o abajur como elemento de harmonização com o resto do ambiente: o abajur deve ser usado como elemento para gerar harmonia no ambiente através das suas cores, design e texturas. Escolha as cores das cúpulas de tal forma que combinem e se harmonizem com outros artigos e objetos de decoração do seu ambiente decorado. Por exemplo, sua sala tem almofadas com predomínio do amarelo, escolha cúpulas que também contenham tons de amarelo. Mas cuidado, não exagere, senão a sua decoração pode ficar monótona. 

 

6 - Abajures como focal point do ambiente: abajures podem ser usados como focal point na sua decoração. Focal point é aquele elemento do seu espaço decorado que atrai toda a atenção e dá o tom do resto da decoração. Normalmente é para onde vão nossos olhares no momento em que entramos no ambiente. Por exemplo, um quadro grande e com cores fortes na parede principal da sala, um móvel antigo com design retrô ou um pendente super sofisticado. Pois bem, abajures podem ser usados como focal point do seu decorado, seja ele a sua sala ou o seu quarto. Você pode, por exemplo, usar abajures com cores fortes e atrativas, constituindo um elemento central no seu espaço e harmonizar o resto da decoração a partir deste elemento. É uma forma inteligente e ousada de decoração.