Tapetes e Capachos

Tapetes e Capachos

Tapetes são, indiscutivelmente, artigos de extrema importância para a decoração da sua casa. Eles são elementos fundamentais para trazer conforto e harmonia para o ambiente. Na Mirabile você vai encontrar tapetes altamente inovadores no material, no design e na textura, como os desenvolvidos pela designer premiada Claudia Araújo, elaborados em tear manual e com matérias primas inusitadas, como sobras da industria têxtil e garrafas pet. Aqui você também encontra capachos pintados à mão e assinados pela designer Ivone Rigobelo.

Itens 1 para 24 do 54 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 24 do 54 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Tapetes: conforto espalhado pelo chão

Pense num espaço super confortável, aconchegante, com personalidade e onde nos sentimos acolhidos. Difícil imaginar isso sem a presença de um bom tapete, não é verdade? O tapete é uns dos artigos mais importantes para deixar um ambiente aconchegante e confortável. É ele que dá unidade ao espaço, integrando os móveis em um conjunto único. Também tem uma função crucial de controle térmico, mantendo o ambiente mais quente e evitando o contato direto com pisos frios. Sem ele, até nossa voz pode ser um problema, posto que pisos de madeira ou cerâmica geram eco, o que pode incomodar muito com o tempo. No limite, podemos afirmar que basta um bom tapete para deixar o ambiente aconchegante. Ele é tão importante que há arquitetos que pregam que o tapete deve ser o ponto de partida na hora de decorar um ambiente (polêmico, não?). Quer acertar na hora de comprar o seu tapete? Então confira algumas dicas especiais que preparamos para você.

 

Dicas para decorar com tapetes

1 – Comece pelo tamanho: parece uma obviedade, mas a definição do tamanho é crucial na hora de escolher um bom tapete. Tapetes grandes são mais caros, por isso, muita gente compra tapetes pequenos que não são compatíveis com o espaço decorado. Lembre-se, tapetes pequenos em espaços grandes deixam o ambiente muito fragmentado e com aspecto inacabado. O barato sai caro quando o assunto é tapete. Lembre-se, uma das funções principais do tapete, além do conforto, é dar unidade ao espaço decorado, e não segmentá-lo. Por isso, é melhor pagar o preço justo pelo tapete certo do que economizar e ficar com o espaço decorado desequilibrado. Para salas grandes, o tapete tem que ter o tamanho um pouco maior do que a área destinada aos sofás e poltronas (área de convivência). Em outras palavras, o tapete tem que delimitar a área de convivência onde estão alocados os móveis para se sentar, como demonstrado na planta abaixo:

Exemplo de Disposição de Tapete para Sala Grande

Já para salas menores, com sofás encostados na parede, você pode colocar o tapete no meio da área de convivência, neste caso, nenhum móvel vai ficar sobre o tapete, e ele terá um tamanho consideravelmente menor, como demonstrado abaixo:

Exemplo de Disposição de Tapete para Sala Pequena

Veja que você não precisa colocar os móveis sobre o tapete nesta situação, mas se quiser colocar as pernas da frente sobre o tapete, faça isso com TODOS os móveis.

 

2 – A espessura é tão importante quanto o tamanho: muita gente simplesmente negligencia a espessura na hora da escolha do tapete. Saiba que tapetes mais espessos são mais presentes, aconchegantes e confortáveis, pois amortecem com mais eficiência a dureza do chão e tem visual mais robusto. Mas tome cuidado com trançados muito grandes, pois podem deixar o tapete desconfortável ao contato.

 

3 – Materiais diferentes, resultados diferentes (custos também): a depender do material empregado na confecção do tapete, ele pode ser mais quente ou frio, duro ou macio, leve ou pesado, frágil ou resistente, discreto ou ousado, cru ou colorido. Então vamos começar pela distinção mais importante: fibras naturais (lã, seda, algodão, sisal, entre outros) ou fibras sintéticas (nylon, poliéster, etc.). De forma simples e direta, as fibras naturais são infinitamente superiores em comparação com as fibras sintéticas, não se iluda. A melhor fibra sintética não supera a pior fibra natural quando o assunto é tapete. Porém, tapetes com fibras naturais tendem a ser mais caros. Comecemos pelos tapetes em lã. É com certeza o material mais vibrante, durável e resistente. No mais, ele é menos aderente à sujeira e ao pó em geral, mantendo-se limpo por mais tempo. Por isso, tapetes em lã são mais nobres, delicados e trabalhados, e são também os mais caros. A seda é semelhante em qualidade, porém apresenta algumas desvantagens em relação à lã. Os tapetes em algodão, sobretudo os artesanais, são uma alternativa muito interessante, pois são confeccionados com fibra natural em algodão e não são tão caros quanto a lã. Aproveite!

 

4 – Todo cuidado é pouco quando o assunto é a cor do tapete: existe uma regra de ouro na harmonização de paleta de cores para a decoração chamada “60-30-10”. De acordo com esta regra, temos que eleger três cores e aplicá-las nesta proporção: uma cor básica que ocupará 60% do espaço (normalmente paredes, teto e/ou chão), uma cor secundária que ocupará 30% (móveis, segmentos de parede, entre outros) e uma cor final de destaque que levará 10% do espaço (presente normalmente em objetos selecionados, para agregar personalidade e ousadia na paleta de cores). Pois bem, imagine quanto desta proporção é ocupada pelo tapete? Talvez 30%, 40% ou até mais, dependendo do tamanho e do espaço decorado. Portanto, a cor do tapete, com certeza, terá um impacto muito grande do ponto de vista da paleta de cores no seu ambiente. Ou seja, precisamos pensar bem neste impacto potencial sobre a estrutura de cores antes de decidirmos pelo tapete ideal. Fique atento!

 

5 – Ouse com tapetes sobrepostos: você pode usar um tapete grande e cru pra delimitar toda a área de convivência (veja a dica sobre escolha do tamanho do tapete acima) e, sobre este tapete, inserir um segundo, no centro da área de convivência. Este método é excelente para gerar interesse ao decorado, além de ser uma tática super eficiente para você delimitar toda a área com um tapete mais barato e adicionar um segundo mais sofisticado para agregar valor ao decorado, diminuindo consideravelmente o investimento e agregando personalidade para a composição ao mesmo tempo.