Luminárias de Mesa

Nesta seção você vai encontrar luminárias de mesa cheias de personalidade e com design incrível para incrementar a sua decoração. Destaque para as luminárias articuladas com cúpulas de cordão ecológico assinadas pelo Designer Carlos Siqueira, um item que combina sofisticação no desenho e simplicidade no funcionamento e para as peças da Bambuzeria, feitas com bambu e assinadas por Paulo Bustamante. Não perca tempo, fuja da mesmice e ilumine com personalidade.

Itens 1 para 24 do 27 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 24 do 27 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente


Luminárias de Mesa: forma e função a favor do decorado

Luminárias de mesa são artigos que favorecem uma das máximas do bom design: aliar harmonicamente forma e função. Isso porque as luminárias de mesa, antes de serem objetos decorativos, são artigos muito úteis para o dia-a-dia de quem vive no decorado. São imprescindíveis para qualquer situação em que se queira direcionar e limitar a incidência da luz no ambiente, como acontece no momento da leitura ou quando se quer iluminar pontos específicos do espaço. E quando cheias de estilo, podem aprimorar muito o ambiente, gerando interesse e conforto. Não perca tempo, sigas as dicas abaixo para decorar com luminárias de mesa e arrase na sua decoração.

 

Dicas para decorar com luminárias de mesa:

 1 - Luminárias diferentes, resultados diferentes: há diversos tipos de luminárias no mercado. A principal distinção é entre as articuladas e não articuladas. Luminárias articuladas de mesa levam uma grande vantagem sobre as não articuladas, isso porque elas são artigos de iluminação mais versáteis, permitindo ao usuário controlar o efeito da luz e direcioná-la para onde é mais conveniente. Assim, por exemplo, podem ser melhor utilizadas para atividades de leitura e servem muito bem em mesas de escritório. Outra distinção importante é em relação à opacidade da cúpula. Cúpulas mais opacas concentram o efeito da iluminação apenas para onde se quer iluminar, ao passo que as menos opacas permitem um transbordamento maior da iluminação para o ambiente e, portanto, reduzem o seu controle. O ideal é escolher a luminária a partir do seu uso pretendido.

  

2 – Luminária não é pendente... nem abajur: lembre-se que a função primária da luminária é controlar a iluminação no ambiente para um fim específico. Ela não tem a função de iluminar genericamente o espaço, como é o caso dos pendentes e abajures. Por isso, na hora de decorar, saiba diferenciar estas funções básicas e dê a devida atenção a cada uma delas. Se você apostar apenas na luminária como função de iluminação primária, sua casa vai ficar mal iluminada. Por outro lado, se colocar apenas iluminação convencional primária, seu ambiente vai ficar pobre e menos funcional, pois a luminária permite novos usos ao ambiente através da iluminação direcionada.

 

3 – Luminárias de mesa x pendentes x abajures? Quem manda na iluminação da sua casa? A grande diferença entre abajures e luminárias é que as luminárias têm a função de iluminação direcionada, ou seja, é possível controlar a luz e direcioná-la para onde você mais precisa. Por isso, luminárias são mais usadas para mesas de leitura e normalmente apresentam articulações e controles. Já os abajures têm uma função de ambientação, reduzindo efeito da luz direta para gerar conforto ao ambiente. Finalmente, os pendentes tem a função de fazer a iluminação primária e generalizada do ambiente, sendo complementados pelas demais fontes de iluminação específicas (muito embora alguns modelos de pendentes sejam adotados para iluminação específica e direcionada). Por isso, luminárias, abajures e pendente têm funções diferentes e são todos cruciais para a decoração e o bem estar na sua casa, faça bom uso de todos.

 

4 - Use a luminária de mesa como elemento de harmonização com o resto do ambiente: a luminária de mesa pode e deve ser usada como elemento para gerar harmonia no ambiente através das suas cores, design e texturas. Escolha a cor da luminária de tal forma que combine e se harmonize com outros artigos e objetos de decoração do seu ambiente decorado. Por exemplo, se no seu ambiente predomina o amarelo, escolha uma luminária que também contenham tons de amarelo. O mesmo pode ser feito com materiais e texturas. Mas cuidado, não exagere, senão a sua decoração pode ficar monótona.

 

5 – Luminárias de mesa como focal point do ambiente: luminárias, pendentes e abajures podem ser usados como focal point na sua decoração. Focal point é aquele elemento do seu espaço decorado que atrai toda a atenção e dá o tom do resto da decoração. Normalmente é para onde vão nossos olhares no momento em que entramos no ambiente. Por exemplo, um quadro grande e com cores fortes na parede principal da sala, um móvel antigo com design retrô ou um pendente super sofisticado. Pois bem, artigos de iluminação, podem e devem ser usados como focal point do seu ambiente decorado. Você pode, por exemplo, usar luminárias com cores fortes e atrativas, constituindo um elemento central no seu espaço e harmonizar o resto da decoração a partir deste elemento. É uma forma inteligente e ousada de decoração.